A alimentação infantil deve ser um momento prazeroso para toda a família, no qual a criança se sinta à vontade. Dessa forma, criar uma boa relação com a comida desde cedo é fundamental para a criação de hábitos alimentares saudáveis! Mas como você pode ajudar seu filho a melhorar sua relação com a comida? A gente ajuda você!
Antes de tudo é preciso entender que os pequenos possuem preferências e aversões, assim como os adultos, e seus sinais de fome e saciedade precisam ser reconhecidos e respeitados. Por isso, é normal que eles não queiram comer tudo que é ofertado e não os forçar é importante para que criem uma boa relação com a comida. Desse modo, frases como “Você só irá comer a sobremesa se comer tudo que está no prato" ou então “Se você não limpar o prato, irá ficar sem assistir televisão” podem dificultar a criação de hábitos alimentares saudáveis. Quando usamos algum alimento, por exemplo os doces, como moeda de troca ou prêmio, os pequenos podem entender que esses alimentos são mais valiosos e passar a desejá-los mais. Por isso, se a sobremesa do dia for doce, procure oferecê-la como mais uma das preparações, evitando usá-la como forma de recompensa. Do mesmo modo, castigar as crianças por não comerem também pode dificultar a criação de uma boa relação com a comida. Isso porque as crianças podem associar a hora de comer a uma ameaça ou a um momento no qual podem ser punidas, fazendo dessa uma experiência desprazerosa. Já quando a criança se recusar a comer o almoço ou jantar, o ideal é respeitar e falar que seu prato estará guardado para quando sentir fome. Mas, cuidado, porque as crianças podem ser bem espertas! Muitas vezes elas se recusam a comer esperando que a refeição seja substituída por biscoitos, iogurtes, chocolates etc., o que não pode acontecer! Portanto, tratar a alimentação com leveza e fazer desse um momento agradável e prazeroso, respeitando o que os pequenos têm a dizer, é fundamental para que eles criem uma boa relação com a comida.
|
Desafio NutriAção
Mais do que apenas sentir o gosto da comida, a relação dos pequenos com a alimentação envolve todos os outros sentidos. No desafio de hoje, que tal liberar a bagunça na hora de comer e fazer uma refeição diferente, usando as frutas e verduras para criar pinturas? Faça o teste e estimule a imaginação – e a alimentação – da criançada!
|