Prestar atenção na hora de comer pode alterar a quantidade do consumo de alimentos
Você já se perguntou o que é preciso para que seu filho tenha realmente uma alimentação saudável?
Você já se perguntou o que é preciso para que seu filho tenha realmente uma alimentação saudável?
De fato, o excesso de tempo gasto utilizando celulares, tablets, computadores, videogames e outras telas, chamado de tempo de tela, é um fator de risco para o ganho de peso excessivo das crianças. Isso porque está associado não só à ingestão de maior quantidade de alimentos, mas também à preferência por alimentos com menor qualidade nutricional.
Nesse sentido, segundo a Academia Americana de Pediatria, as crianças não devem ultrapassar o tempo de 2 horas por dia em frente à TV. No entanto, a realidade é bem diferente. No Brasil, por exemplo, a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) observou que 79,5% dos escolares do nono ano no ensino fundamental passaram, por dia, duas horas ou mais assistindo TV.
Comer dividindo a atenção com as telas pode trazer diversos prejuízos aos pequenos, como, por exemplo, um maior consumo de alimentos com alta quantidade de calorias e baixo valor nutricional, como refrigerantes e doces, e menor consumo de alimentos considerados saudáveis, como frutas e verduras.
Além disso, essa distração interfere nos sinais de fome e saciedade das crianças, podendo levá-las a comer mais sem necessidade. De fato, um estudo realizado pela Universidade de Bristol, na Inglaterra, observou um aumento no tamanho da refeição e menor saciedade nas pessoas que comiam enquanto jogavam um jogo no computador.
Mas você deve estar se perguntando como saber se seu filho está com uma alimentação balanceada. A Sociedade Brasileira de Pediatria elaborou uma tabela com as porções e os grupos alimentares que alimentação dos pequenos precisa ter.
Portanto, na hora da comer, é importante que os baixinhos tenham atenção plena nessa atividade, prestando atenção em seus sinais de fome e saciedade e, assim, conseguindo controlar adequadamente o quanto e o que comem.
Desafio NutriAçãoBrincadeiras na hora de comer? Dá para fazer as refeições ficarem mais divertidas! Nesse desafio, escolha uma letra e peça para que seu(ua) filho(a) falar todos os alimentos que comecem com essa letra. Com certeza, vocês vão descobrir muita coisa juntos. |