Qual é a importância de se investir em uma alimentação saudável durante a infância? Como aplicar isso na rotina de refeições dos seus filhos? Quais as influências que os hábitos alimentares na infância podem ter no processo de crescimento e desenvolvimento da criança?
Para responder essas perguntas e ajudar a você, pai ou mãe, nesse desafio existe o QQV, siglas que significam Quantidade, Qualidade e Variedade que foi criada para ajudar a avaliar o equilíbrio nutricional das crianças.
Quando se fala em Variedade, é claro que isso é sinônimo de diversidade de alimentos no prato, desde que eles sejam pertencentes a vários grupos diferentes. Mas qual é o objetivo de variar os alimentos e incluir diferentes cores no prato das crianças?
É simples: cada alimento tem um conteúdo nutricional específico. Ao fazer isso e investir em uma refeição colorida e balanceada, você consegue incluir esses nutrientes variados dos alimentos na alimentação dos pequenos, o que ajuda a evitar deficiências nutricionais prejudiciais.
| FALTAM CORES NO PRATO?
Proporcione uma variedade de alimentos que cubram todas as necessidades nutricionais, essa alimentação deve estar adequada a cada fase de cada criança. Dê preferência por alimentos frescos e incentive o consumo de frutas, verdudas e vegetais. Faça com que ela experimente novos alimentos, prepare um prato colorido, diversificado e atrativo. E lembre-se, os pais são um espelho para os filhos, eles precisam ver que as mamães e os papais também se alimentam bem.
Descubra se seu filho come bem
|
Vamos descobrir se seu filho come bem?
Responda um questionário curto para descobrir como está a alimentação do seu filho e conferir dicas para uma alimentação saudável.
VAMOS COMEÇAR?
| |